Resenha: "Tsunami"

19/05/2018 20:06

 

 

 

  Editora: Porto Editora

  Autor: Robert Muchamore

  Edição: 1

  Número de páginas: 344

 

 

 

 

Sobre o autor

Robert Muchamore nasceu em 1972, em Londres. Desde que escreveu “O Recruta”, em 2003, a sua popularidade e sucesso literário (especialmente entre os mais novos) cresceu. O último livro da CHERUB foi publicado em 2016.

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Hoje, é o dia.

É o dia em que vos trago a opinião do último livro da minha tão adorada “CHERUB”, a coleção que sempre me cativou e que me prendeu à leitura, desde a pré-adolescência. A coleção que li e até hoje reli, para já sentir eternas saudades!

 

Neste livro, James começa por aparecer terminando a missão que ficou em pontas soltas no livro anterior. Depois disso, há um casamento no campus... O casamento que nos faz relembrar imensas personagens que marcaram o percurso do nosso herói desde o princípio da coleção.

 

O mesmo casamento que permite a visita de Kyle, o qual conta uma história vivida uns anos antes, ainda desconhecida de todos na CHERUB. E isto vai ter implicações na missão em que James, Lauren e o ainda novato Kevin vão enfrentar. O que terá um tsunami numa ilha da Malásia que ver com a visita do seu governador ao Reino Unido para uma compra de armas no valor de milhões?

 

 

Bem, antes de mais, devo dizer que, em termos de missão, o livro foi mais fraquinho do que a maioria dos seus antecessores. O que é uma pena, especialmente quando falamos do último livro de uma coleção que deu tanto à nossa imaginação. O principal erro, a meu ver, foi o facto de o flashback da história de Kyle ter sido demasiado longo, ocupando cerca de um terço do livro… E a missão final foi curtinha, e pouco (ou nada) fez lembrar as anteriores.

 

Por outro lado, o autor soube jogar muito bem todas as oportunidades que a história lhe deu para fazer surgir personagens antigas e relembrar histórias de missões anteriores ou mesmo momentos marcantes da coleção… E tudo para nos fazer sentir que não faltava muito para que deixássemos de poder viver o ambiente da coleção para sempre…

 

Foi profundamente triste saber que não podíamos viver os pequenos mexericos do campus, as idas ao gabinete da diretora, as voltas de castigo dadas pela orientadora Meryl Spencer, as brigas de Lauren e Rato, ou entre James e Bethany. Os secretos romances de James, o seu amor por Kerry, o seu humor (e falta de hábito em pensar no que diz antes de o pronunciar…). E mesmo as missões… Todo o segredo, as amizades conquistadas e que têm de ficar para trás, a impossibilidade de revelar a sua identidade, as cenas de ação…

 

 

Seja como for, as personagens mantiveram-se altamente cativantes (e bem construídas). Aliadas ao estilo descontraído do autor, foram capazes de nos arrancar gargalhadas, mas também de nos fazerem sentir as suas ansiedades e preocupações, a saudade… Mas sempre sem chegar ao puramente sentimental, perfeitamente contrabalançado com os pequenos sorrisos que acalmam as emoções, fechando as cenas de uma forma muito característica do autor.

 

Finalmente, resta-me dizer que vou sentir saudades de cada personagem e ainda dos espaços e lugares. Se bem que as memórias fiquem sempre no interior da minha mente (e do coração)… O autor conseguiu dar o fim adequado a cada um deles.

 

A próxima publicação será a de resumo das minhas impressões sobre a coleção, fechando ainda o desafio de leitura do coleção. Doze volumes passaram num instante… Não percam!! :)

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "Tsunami"

Resenha

Data: 20/05/2018 | De: Carolina Silva

Olá!
Não conhecia o livro, mas curti bastante sua resenha! Não o tipo de livro que costumo ler, mas com certeza deve ser uma ótima dica para quem curte! Que pena que esse livro entretanto, foi mais fraco que seus antecessores! É uma pena quando nossas expectativas quanto a uma leitura não são supridas :/

bjs
https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com.br/

Novo comentário