Resenha: "Um Copo de Veneno"

08/07/2016 20:05

 

 

  Editora: Civilização

  Autor: P D Baccalario e A Gatti

  Edição: 1

  Número de páginas: 190

 

 

 

 

Sobre os autores:

Ambos nasceram em Piemonte (Itália) entre 1974-75. Baccalario começou a escrever, afirmando-se um explorador curioso (embora discreto) desde esse tempo, no qual criava histórias enquanto fingia tirar apontamentos.

Já Gatti, resultado do mesmo espírito de aventureiro, explorou as imensas gavetas misteriosas de sua casa, tendo começado por escrever as histórias que estaria por trás dele.

 

A obra:

Olá a todos!! :)

 

Devem estar a perguntar-se por que razão eu trago a resenha de um livro (quase) infantil… A verdade é que li 5 livros desta coleção! Entretanto, já se passaram alguns anos e não me lembro muito bem das aventuras. Contudo, ainda sabia de cor e salteado os nomes das personagens e os seus traços de personalidade, que ficaram.

 

Este é um livro curtinho, bom para se ler em uma ou duas tardes. São-nos apresentados dois irmãos aventureiros e curiosos que, tal como os condóminos do número 11 da Viela Voltaire (Paris), são apaixonados por um bom mistério e por romances policiais, especialmente os que têm por protagonista King Ellerton.

 

Neste primeiro volume, assistimos à criação de um grupo de investigação secreto, que arranca por meio de um mistério, que chegou por meio dos dois irmãos Gaillard, Anette e Fabrice. Quando os pequenos comem um crepe, às escondidas, deparam-se com uma tentativa de homicídio por atropelamento, seguida de fuga. A vítima, vêm a saber pelo pai (comissário), é acusado de envenenar os senhorios, devido a atrasos na renda.

 

Desta forma, o grupo esforça-se por perceber o que aconteceu… Será que conseguem provar a inocência do homem? Ou será este culpado?

 

 

Não considerei um livro para crianças… Ou, pelo menos, apenas para crianças. É simples, sim.. Mas, acima de tudo, um bom policial, na minha opinião. Simples em termos de linguagem e a nível psicológico. No entanto, achei muito boa a condução da história… As pistas, o que os autores nos foram fazendo pensar até chegar ao final. Trocaram-me as voltas por diversas vezes! E deixaram-me de boca aberta no final, terminando o crescendo em bem!

 

Outro aspeto que favoreceu o livro foi, sem dúvida, a construção das personagens que, tanto física como psicologicamente, acabam por parecer reais, e materializados à nossa frente, durante a leitura do livro.

 

Amei o ambiente característico de Paris, que foi bem “montado”, fazendo-me sentir que me encontro mesmo lá! :)

 

A escrita não é do outro mundo, mas muito fluida, particularmente para crianças. Lerei, sem dúvida, os restantes volumes. Estou curiosíssimo com os mistérios que por aí virão, ainda que não tenha ficado nenhuma ponta solta..

 

Quanto às ilustrações... Adoreio traço e as formas, bem como o sentimento que passava...! Bem, são semelhantes à capa, mas em preto e branco, umas só linhas  e outras "pintadas" em tons de cinzento.

 

Resumindo, adorei a leitura e aconselho a  todos (em todas as idades!).

 

 

Agora, a próxima leitura! :) "Convergente" espera-me!! O que será que me reserva?? :)

 

 

Boas leituras!! ;)

 

Livros da coleção:

Um Copo de Veneno

Não Se Mata Um Grande Mágico

O Estranho Caso do Retrato Flamengo

Férias Misteriosas

A Baronesa no Baú

O Mistério Caderno Chinês

O Esqueleto Debaixo do Teto