Resenha: "Uma Pequena História do Mundo"

10/12/2017 15:29

 

 

 

  Editora: Tinta da China

  Autor: E H Gombrich

  Edição: 1

  Número de páginas: 328

 

 

 

Sobre o autor

Ernst Gombrich foi um historiador nascido em 1909, em Viena, na época do Império Austro-húngaro.  Filho de uma família judaica integrada num meio musical sofisticado, interessou-se especialmente pela História da Arte, com destaque para a renascentista.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Decidido a sair do género habitual, e a saber um pouco mais sobre História, decidi ler “Uma Pequena História do Mundo” porque é de um género que facilmente se integra aqui no blog.

 

Este foi o livro que o autor, ainda jovem, escreveu para os mais novos, não passando de uma viagem pela História do Mundo com uma linguagem e sintaxe simples. No fundo, o autor estabelece uma conversa com o leitor, permitindo que os mais pequenos se sintam envolvidos pela leitura.

 

Na verdade, a abordagem foi algo original, e algumas comparações bem simplistas e associações práticas ajudam à compreensão dos menos ligados à História. A criatividade na abordagem cativou-me. Bem, pelo menos até certo ponto…

 

 

Sim, a verdade é que a metade central do livro perdeu a leveza e tornou-se mais cansativa, para além de se focar em pormenores que nem sempre  eram representativos da época em questão.

 

A escrita permitiu-lhe ganhar uns pontinhos, juntando a relativa descontração com o rigor possível dentro do contexto em que se integra. E a construção das “personagens” históricas é chamativa para as crianças, mesmo que seja muito repetitiva, atribuindo a quase todos os líderes-cavaleiros as mesmas características…

 

Seja como for, “Uma Pequena História do Mundo” é uma dica possiível para aquelas crianças com cerca de 10 anos que queiram saber sobre História. Ou então para os mais graúdos que não saibam quase nada sobre o assunto.

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "Uma Pequena História do Mundo"

Comentário

Data: 17/12/2017 | De: Déborah

Oi!
História não é um assunto que eu leio muito, mas sou bem curiosa e é bem provável que esse livro acabasse me interessando ainda mais que tem uma linguagem simples.

comentário

Data: 17/12/2017 | De: Tahis

Olá!
Parece ser um livro ótimo para aprender de forma rápida e eficiente sobre as principais histórias do mundo. Não sou muito de adquirir livros assim, mas quem sabe não me anime para conferir!

beijos!
blogdatahis.blogspot.com.br

Comentário

Data: 16/12/2017 | De: Mary

História é uma assunto que me fascina, gosto muito de ler livros e assistir documentários sobre as civilizações antigas e até mesmo a história do nosso Brasil. Fiquei curiosa para conhecer esse livro depois da sua resenha.

www.apenasumvicio.com

Data: 14/12/2017 | De: Andressa

Então, eu gosto de saber sobre História e tudo mais, mas não curto fazer esse tipo de leitura, sabe? Prefiro em forma de documentário ou filme mesmo. E o que eu quero saber um pouco mais, dou uma pesquisada. Mas gostei de saber sobre a obra.
beijos

Olá, tudo bem?

Data: 14/12/2017 | De: Maria Luíza Lelis

Eu ainda não conhecia esse livro, mas, apesar de gostar muito de História, ele não despertou minha curiosidade. Acredito que o fato dela se tornar cansativa da metade para o final me desanima um pouco. Além disso, fiquei com a impressão que é uma leitura mais voltada para um público mais jovem.
De qualquer forma, acredito que para quem não conhece muito sobre história pode ser uma leitura interessante.
Beijos!

Oi

Data: 12/12/2017 | De: Bruna Costabeber

Oi tudo bem?
Ainda não conhecia esse título, mas não fiquei tão interessada em fazer essa leitura, porque não curto dessas ideias de obras se perderem e serem meio cansativas em alguns momentos, sabe?
Achei sua resenha muito bem escrita, mas não me sinto tentada a fazer essa leitura,
Beijos,
https://www.umoceanodehistorias.com/

Novo comentário