Resenha: "Venenos de Deus, Remédios do Diabo"

05/03/2017 17:20

 

 

 

  Editora: Porto Editora

  Autor: Mia Couto

  Edição: (2008)

  Número de páginas: 192

 

 

 

 

Sobre o autor

Filho de portugueses que emigraram para Moçambique em meados do século XX, Mia Couto já publicou diversos livros e foi reconhecido com inúmeros prémios, sendo o escritor moçambicano mais traduzido.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Eu comecei esta leitura, com curiosidade em experimentar algo de Mia Couto, já que nunca experimentara ler nada dele. Infelizmente, não apreciei muito a leitura…

 

Mas, em primeiro lugar, conto-vos brevemente a história. Trata-se de Sidónio Rosa, um médico português que se apaixona e acaba por emigrar para uma aldeia moçambicana, na qual conhece Bartolomeu, que está perto da morte, e a esposa. São os pais da sua amada Deolinda.

 

Mas será tudo como pensa? Depressa percebemos que aquela família não é o que parece, e esconde vários segredos…

 

Bem, algo aqui não pode ser descartado: o autor escreve muito bem. Tem uma grande capacidade de passar a palavras sensações e pensamentos com habilidade linguística. E foi este o ponto que me conseguiu levar a classificar o livro com 3*.

 

Nada do resto me agradou um pouquinho que fosse… Umas coisas, simplesmente não gostei, outras odiei mesmo!

 

 

A história não foi original na sua base, as mentiras, histórias, passados, nada de especial. Uma ou outra expressão que se vai destacando, mas, de resto… Conseguiu algumas reviravoltas bem feitas, o outro ponto a favor.

 

As personagens não conseguem cativar, são más, mentirosas, fazem mal umas às outras, prejudicam, violam. Nem uma réstia de empatia ou afinidade…

 

É-nos apresentada uma perspetiva fria de Moçambique, dos lugares, das pessoas. Mesquinhas, nojentas, sem caráter.

 

Quanto à edição, está fantástica, tanto a capa como a diagramação. Só é pena que o interior não consiga acompanhar… :(

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "Venenos de Deus, Remédios do Diabo"

resenha

Data: 11/03/2017 | De: São Tantas Coisas

Olá, tudo bem?
Pena que o livro não conseguiu te agradar em sua totalidade, já que a história aprece ter um fundo que não foi tão desenvolvido pelo autor. Também nunca li nada dele, mas fico feliz que ele tem uma escrita boa, apesar desta história me parecer um pouco confusa.

resenha

Data: 10/03/2017 | De: Gisele

Olá,
Quando começo a ler a resenha e vejo que a pessoa não gostou, que os personagens são rasos. Logo perco o interesse. Eu não sei se temos este livro aqui no Brasil, mas seria um livro que eu nem me arriscaria.
Beijos
<a href="https://estilo-gisele.blogspot.com.br/2017/03/livro-resenha-sorteio-louco-por-voce.html">Sorteio do Livro Louco por Você</a>

Resenha

Data: 10/03/2017 | De: Karen Valentino

Oi, tudo bem? Não conhecia o autor e a premissa não faz muito meu tipo de leitura. Uma pena que apesar da escrita do autor ser boa você não curtiu muitas outras coisas na obra. Resenha ótima e sincera, beijos.

Comentário

Data: 08/03/2017 | De: Naylane Sartor

Oie! Tudo bem?

Não consegui sentir interesse na proposta desse livro, por isso passo a dica, aparentemente a única coisa que salva ele é ele ter sido bem escrito!

Bjss

www.virandoamor.com

Data: 08/03/2017 | De: Carol Mendes

Não conhecia o livro, mas a trama não me chamou atenção também. Ainda mais sabendo que não dá pra sentir empatia por nenhum personagem! Mas pelo menos foi bem escrito, e salvou um pouco a leitura, né?

https://virandoamor.com

Oi

Data: 07/03/2017 | De: Ivi

Também tenho curiosidade para ler algo do Mia Couto porque como você escreveu na resenha, ele escreve muito bem. Que pena que a narrativa não te envolveu, mas a minha curiosidade continua.
Beijo

<< 1 | 2

Novo comentário