Série: "Downton Abbey: 5ª temporada"

17/10/2017 20:27

Episódios: 8 (55min) + 1 (90min)  -  País de origem: UK  -  Ano: 2014

Avaliação: 8/10

 

Olá a todos!! :)

 

Esta é já a penúltima temporada da série sobre a qual tenho vindo a falar há quase um ano. Já não falta muito! Infelizmente, este facto não me incomoda assim tanto, visto que, como sabem, para mim, a qualidade decresceu a partir da segunda temporada.

 

Nesta temporada, Mary resolve o problema dos seus dois pretendentes (será que vai escolher algum?), Edith toma uma decisão quanto à sua filha, após confirmação da morte do namorado, e a recente Rose apaixona-se por um filho de uma família rica de judeus.

 

Ao mesmo tempo, os funcionários enfrentam novos problemas, como pequenos investimentos, relações, passados e até a homossexualidade de Thomas é novamente abordada. Também a polícia não larga o casal Anna e Bates, que se veem novamente num beco sem saída.

 

 

Bem, fico agradado por poder confessar que esta temporada recebeu novo teor histórico, melhorando-a a meus olhos. Existem referências consistentes aos antigos nobres russos que tiveram de fugir do país com a revolução; fala-se sobre novos preconceitos e até uma ou outra inovação.

 

No entanto, os problemas e as cenas poderiam ter sido um pouco mais diversificadas, assim como algumas personagens. A meu ver, uma injeção de “novidade” (que estou certo de que já não acontecerá, dada a proximidade à reta final) seria a melhor saída.

 

De qualquer das formas, as interpretações dos atores permanecem bem conseguidas, e as personagens cativantes e reais, cometendo os seus erros pelo caminho.

 

 

Mesmo que não com os efeitos ou qualidade de imagem mais elaborados, a série desenrola-se com um notório rigor de figurinos e vocabulário associados à época, mantendo também o seu tom.

 

Desta vez, dado ao pequeno impulso dado na série, darei o benefício da dúvida, com um 8, ainda que menor do que o da primeira temporada.

 

Enfim, espero que a última me surpreenda (positivamente, claro)…

 

Boas leituras!! ;)

 

(A propósito, achei ótimo o mini-episódio de 10 minutos, uma pequena comédia para ajuda de uma insituição de caridade, perto do Natal. Desatei à gargalhada!)

Tópico: Série: "Downton Abbey: 5ª temporada"

^^

Data: 21/10/2017 | De: Valéria

muita gente me fala dessa série, ainda pretendo assistir, não vi nem o primeiro episódio ainda...
pena vc ter desanimado com o decorrer das temporadas, mas pelo menos essa ganhou um novo fôlego...
bjs...

Vêvévi

Data: 20/10/2017 | De: Vêvévi

Essa é uma série que eu gostaria muito de ver.
Mas sempre deixo para depois por ter outras na fila.
Quem sabe um dia.
Beijos

.

Data: 20/10/2017 | De: Juliana Xavier

Que bom que nesta temporada a série recebeu esse novo teor histórico, pelo menos. Espero que curta a última, ainda nem vi a primeira, mas a série está na minha lista. É ótimo saber da qualidade das interpretações. :)

Oi, tudo bem?

Data: 20/10/2017 | De: Maria Luíza Lelis

Eu tenho muita curiosidade para assistir essa série, mas ainda não tive a oportunidade. Uma pena que a série tenha caído um pouco depois da segunda temporada, mas fico feliz que tenha melhorado em alguns aspectos nessa 5ª. Espero que a próxima seja melhor e que encerre bem a série.
Beijos!

comentário

Data: 19/10/2017 | De: Silviane Kzmiro

Olá.
Sei que essa série é muito querida por muitos, mas infelizmente eu nunca me atentei para assistir. Achei interessante ter um personagem homossexual e que, pelo que eu entendi do seu texto, é algo que acaba sendo abordado na série. Por se tratar de uma série de época deve ser uma abordagem legal de se ver.

comentário

Data: 19/10/2017 | De: Fábrica dos Convites

É uma pena que a qualidade da série não se manteve ao longo das temporadas, mas uma coisa que me chama atenção desde quando você começou a falar da série é a qualidade dos figurinos.
Bjs, Rose

Comentário

Data: 19/10/2017 | De: Gleyse Vieira

Olá, eu sempre via essa série ganhando todos os prêmios e sempre tive curiosidade em assistir, mas nunca tive oportunidade. É a segunda vez essa semana que leio um post sobre a série e estou bem tentada a começar. Gostei da dica. Bjs

Comentário

Data: 19/10/2017 | De: Paula Sesterheim

Oii, tudo bem?
Já vi muita gente falar da série, mas ela não me chamou muito a atenção. Apesar de ser de época (e eu amo), acho que a temática não me atrai muito. Ultimamente, não ando vendo muitas séries, sem tempo :(

Comentário

Data: 19/10/2017 | De: Tatiana Anflor

Adoro essa série, é uma de minhas preferidas, mas estou na segunda temporada ainda, muito ansiosa para seguir adiante.

Comentário

Data: 18/10/2017 | De: Fabiana

Olá, tudo bem?
Eu sinceramente não conhecia essa serie, mas fiquei curiosa. Apesar das suas poucas ressalvas saber que ela retrata bem a época é um incentivo a mais. Vou anotar aqui para lembrar de dar uma chance a ela assim que meu período de estudos acalmar.
Beijos

1 | 2 >>

Novo comentário