TAG 1: Hábitos Literários

18/11/2015 19:21

Como prometido, começo a diversificar as publicações aqui no blog.. Tenho visto muitos blogs e canais responderem a esta TAG, portanto não resisti a trazê-la para o nosso :)

Aqui vai, então!

 

1. Tens um lugar específico na casa para ler?

Não existe nenhum local próprio para ler. Sou capaz de ler um pouco por todo o lado, até no autocarro… Mas é claro que prefiro ler no quarto, em silêncio…


2. Marcador ou Pedaço de Papel?

Marcador, sempre.


3. Consegues parar simplesmente de ler ou tem de ser sempre no final de um capítulo ou a um certo número de páginas?

Não. Apenas consigo parar de ler nos finais de capítulo.. Não sei bem porquê, talvez pelo facto de me ter sempre acostumado a isso… Bem, mas existem alguns livros com um efeito de cortar o fôlego acentuado no final dos capítulos.


4. Comes ou bebes enquanto lês?

Nunca como enquanto leio.. Gosto de o fazer em separado. Não interrompo a leitura nem para trincar uma bolachinha… ahah


5. Música ou TV enquanto lês?

Nunca. Como disse, Não gosto de interromper a leitura, e, tanto a música como a TV me distraem e me impedem de ler.


6. Um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?

Leio sempre um livro de cada vez. Já experimentei ler dois ao mesmo tempo, mas não apreciei nada a experiência.

 

      

 

 

7. Ler em casa ou em qualquer lugar?

Como já referi, em qualquer lugar, mas em casa é o ideal!


8. Ler em voz alta ou silenciosamente?
Até há pouco tempo, lia sempre  em voz alta, mas procurei o prazer da leitura silenciosa, não obstante o pequeno burburinho que, por vezes, não consigo evitar.

9. Lês para a frente e/ou pulas páginas?

Bem, eu gostava de dizer que não… Leio sempre tudo seguido, mas, com alguma frequência, dou uma espreitadela umas páginas à frente, vício que tenho tendido a perder.


10. Quebrar a lombada ou mantê-la como nova?

Prefiro mantê-la “intacta”, sem dúvida. Certos livros tornam esta tarefa difícil, pelas pequenas margens ou pelo seu tamanho, mas esforço-me e luto contra isso.


11. Escreves ou fazes anotações nos livros?

É-me completamente impossível fazê-lo.. Para mim, os livros são preciosos demais. :) Mesmo quando destaco expressões para as resenhas, transcrevo-as para uma folha ao lado.

 

E é isto! Quem quiser responder está completamente À VONTADE para o fazer.

 

Boas leituras!! ;)