TAG 11: Breaking the Spine

26/03/2019 20:39

Olá a todos!! :)

 

Aqui há uns dias, estava eu a vaguear pelo vasto mundo das publicações literárias, quando, subitamente, me deparei com esta TAG… Foi imediato: só quis responder. Depressa percebi que era exatamente algo que tinha ver comigo. Afinal, sou a única pessoa no meu círculo de amigos que trata os livros como autênticas preciosidades, sempre em risco de se estragarem face a um perigo iminente…

 

Assim sendo, seguem as minhas respostas sobre esta minha faceta de leitor, o “protetor de tesouros”…

 

 

1. Vincas/dobras as lombadas ou preferes manter o livro como novo?

Bem óbvio, não? Lombadas intactas é um dos meus lemas! XD A verdade é que não seria capaz de ver uma lombada com vincos irregulares e quebradiços no meio das filas perfeitas de títulos imaculados que é a minha estante… Decididamente, nada de estragos! E isso implica uma leitura com o livro apenas entreaberto em capas mais sensíveis. Felizmente, ao longo dos anos, o hábito e a técnica já se aliaram numa combinação perfeita e nada incomodativa!

 

2. Para quem não gosta de lombadas dobradas, já o fizeram acidentalmente?

Sim…

(flash de memória envolto em sentimentos de culpa)

Sim…

Foi um dia terrível!

 

Ahahah Não, é um exagero…

 Já aconteceu. Provavelmente, nesse momento, pedi mil desculpas ao pobre do meu bebezinho. Mas, a verdade é que passou depressa. Digamos que… há estantes mais recônditas no meu quarto! :P

 

 

3. Se comprares um livro cuja lombada venha dobrada, como te sentes?

Pelos motivos anteriormente referidos… Bem, isso nunca iria acontecer! ;)

 

4.Concordas ou discordas que um livro com a lombada estragada é um livro amado?

Algo tenho de admitir… O estado da lombada nada tem que ver com a qualidade literária das obras. Acontece que, o livro enquanto objeto será muito mais amado por mim se estiver intacto. Só concordo com a frase se significar que uma lombada estragada é sinónimo de um livro lido… Caso contrário, esqueçam lá isso! :P

 

5. Como as lombadas nos hardbacks são mais difíceis de estragar - ou nota-se menos -, preferes comprar hardbacks ou paperbacks?

Em Portugal, a questão nunca se coloca. Infelizmente, em toda a minha vida, apenas dei de caras com dos livros de capa dura, os quais nem faziam bem o meu estilo de leitura. O que é uma verdadeira pena, porque, apesar de volumosos, estes livros são claramente adoráveis. E, sim, reconheço que os acidentes são muito menos prováveis. Geralmente, para se dobrar a lombada de um hardback, é necessário ser-se um autêntico monstro das lombadas

 

 

E assim compreendem quão longe vai este transtorno com o aspeto imaculado dos meus livros. Seja como for, respeito todos os que não são tão preocupados quanto eu. Mesmo assim, sou obrigado a contrariar… É preciso ler, usar e estragar os livros para que os sintamos como nossos? Ai é?? O caraças é que é!

 

Posto isto, resta-me desejar-vos uma vez mais…

 

Boas leituras!! ;)

 

(Encontrei esta TAG no blog Ju Cirqueira. Agora, vou desafiar...

 - Banal Girl

 - As Leituras do Corvo

 - O Dia da Liberdade)

Tópico: TAG 11: Breaking the Spine

Comentário

Data: 30/03/2019 | De: Joanice Oliveira

Olá

Desculpe perguntar,mas você tem algum TOC? Lombadas podem sofrer danos de N formas - e falo isso porque convivo com bibliotecários - podem ser machucados em cima de uma mesa se tiverem outros em cima, se cair no chão com força e simplesmente estiverem dentro de uma bolsa(isso já ocorreu comigo) e livros de capa dura podem sim ser danificados e nem precisa ser um "monstro".

Um livro com simples dano não prejudica a leitura e a qualidade da parte externa serve mais na questão estética do que em conservação e leitura, mas entendo seu ponto de vista.

Beijos!

blog

Data: 28/03/2019 | De: Joana Darc

Oi!
Eu adorei essa tag é otima :D sou uma destas pessoas que não gosta de não gosta de lombadas dobradas ;)

Novo comentário