The Hunger Games: A Revolta

Resenha: "The Hunger Games: A Revolta"

23/09/2015 19:56

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: Suzanne Collins

  Edição: 15

  Número de páginas: 275

 

 

 

 

Sobre a autora:

Suzanne Marie Collins, nascida a 10 de agosto de  1962, é uma escritora e roteirista de ficção científica e literatura infantojuvenil americana, conhecida principalmente por esta mesma trilogia, “The Hunger Games”. Afirma que a ideia surgiu, enquanto deambulava por entre canais televisivos. Num dos canais, viu um conjunto de pessoas a competirem num reality show e, noutro, observou algumas cenas da Guerra do Iraque. Estas duas ideias uniram-se formando esta trilogia, famosa em quase todo o mundo.
 

 

A obra:

Depois de ler os dois volumes anteriores da trilogia (Os Jogos da Fome e Em Chamas), mal podia esperar pelo terceiro número da coleção! E não me arrependi nada!

 

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para a destruir, Katniss pensa que a sua luta terminou, mas isso não é verdade! As “regras” mudaram: com a chegada dos rebeldes do distrito treze, é possível a organização de uma revolta. A coragem de Katniss fez nascer a esperança de um país disposto a fazer de tudo para se livrar da tirania. A rapariga tem de ocupar o seu lugar na revolução! Terá de se tornar o mimo-gaio… Desde a Idade das Trevas, o distrito 13 fingiu o seu aniquilamento, à espera do momento da rebelião, à espera de um símbolo…

 

Mas será que vale a pena colocar a sua família e amigos em perigo para que a revolução tenha sucesso?

 

Katniss acaba por aceitar e é, de imediato, explorada por Coin, a presidente do distrito 13, Haymitch e muitos outros, que a usam para fazer propagandas contra o Capitólio. Começa uma luta pelo fim da opressão!

 

Katniss: “- O presidente Snow diz que está a mandar-nos um recado? Pois bem, também tenho um recado para ele. Pode torturar-nos, bombardear-nos e incendiar os nossos distritos, mas está a ver aquilo? (…) Está a arder! (…) E se nós ardermos, você arde connosco!”

 

E para piorar este padrão, Peeta é resgatado e levado para o distrito 13, mas encontra-se traumatizado, tentando matá-la.

 

A vontade de Katniss de se afastar do distrito 13, onde passa a morar, e o ódio por Snow levam-na a lutar como rebelde no Capitólio. Aí são-lhe revelados os derradeiros Jogos da Fome! Uma carnificina impiedosa, repleta de armadilhas e ataques…

 

Estes Jogos continuam a ter “Fome” de vidas, mas tornam-se para Katniss uma luta particularmente psicológica!

 

O final de Prim, a sua irmã, não deixa de ser irónico (e muito triste)! Katniss entra nos Jogos da Fome para salvar a vida da irmã. Através destes torna-se o mimo-gaio, símbolo da revolta. E nessa mesma revolta, Prim morre!

 

Bem, a verdade é que é sempre a morte da irmã (ou risco dela) que move Katniss! Desta vez, tomou uma atitude de vingança, no final, que a trama bem merecia!

 

“A Revolta” é um livro cheio de ação e suspense, mas mais maduro, desenvolvendo mais a fundo os temas de ditadura, rebelião e propaganda, quando usados de forma nociva. Carregada de dúvidas e introspeções, esta obra não foi tão bem aceite pelo público da coleção, embora tenha sido muito elogiado. Alguns fãs criticaram a mudança do enredo, bem como algumas decisões amargas da autora perante certas personagens.

 

Já Stephen Meyer afirma: “Fiquei obcecada por este livro.”

 

Mesmo depois de terminar, o leitor “precisa” de continuar a falar sobre a história, que foca o lado humano da guerra, ao contrário de muitas outras sagas.

 

A trilogia termina num ponto alto. O leitor amadurece e os finais felizes e irreais já não o satisfazem, visto que o “sabor” agridoce se torna mais credível…

 

A escrita de Suzanne Collins é muito cativante, ao que acresce a narrativa de cortar a respiração, sempre guiada pela personalidade forte de Katniss. Talvez sejam estes os principais fatores (em conjunto com o enredo, as personagens,...) que tornam a trilogia uma coleção que nunca será esquecida!

 

Boas leituras!! ;)

 

Volumes publicados da coleção:

Jogos da Fome

Em Chamas

A Revolta