Resenha: "A Cidade de Vidro"

11/05/2017 19:56

 

 

 

  Editora: Planeta

  Autor: Cassandra Clare

  Edição: 1

  Número de páginas: 408

 

 

 

 

Sobre a autora

Judith Rumelt, conhecida por Cassandra Clare (pseudónimo), é uma escritora americana. Viajou pelo mundo e é especialmente conhecida por esta coleção, que tem aclamado o seu nome pelo mundo.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Antes de mais, devo dizer que esta leitura foi bem longa… Mas não por não ter gostado. Comecei calmamente e depressa a interrompi, pela cadeia de testes que me perseguiram antes da Páscoa. Entretanto, retomei-a, no início das férias, e nada melhor que a Maratona de Páscoa para a terminar em grande.

 

Neste volume de Caçadores de Sombras, Clary iria com os Lightwood para Idris, à procura da forma de acordar a mãe, através de Madeleine, a mulher que a interpelou no final do livro anterior.

 

Mas algo de inesperado acontece… Um ataque que inviabiliza o Plano A e leva Clary a desobedecer às leis da Clave para entrar na Cidade de Vidro, acompanhada de Luke. E faz um novo amigo, Sebastion, que a ajudará a alcançar o seu grande objetivo… Mas será quer ela vai conseguir recuperar a mãe?

 

Além do mais, Valentine já tem a Espada e a Taça. Espera agora concretizar os seus ideias deturpados. E muitas revelações sobre o passado aparecerão…

 

 

Bem, devo confessar que este foi o meu livro preferido da coleção, até agora. Conseguiu prender-me mais à leitura do que os anteriores (quando comecei a ler realmente).

 

A ideia foi original e bem pensada (e com espaço de manobra), como já antes afirmei: o nascimento dos Caçadores de Sombras, os Habitantes no Mundo à Parte, a Clave e Valentine, o passado com o Círculo… E este volume só veio provar a sua complexidade.

 

A criatividade e inteligência da autora revela-se mais uma vez, e as reviravoltas finais estão novamente relacionadas com o passado precoce de Jace e Clary. Porque, afinal, nada é como pensámos…

 

 

A escrita cativa e temos momentos bastante descritivos, mesmo que não me tenha identificado assim tanto com a narração. Mas gosto da alternância de cenas e personagens que a autora faz, numa narração na terceira pessoa.

 

As personagens conseguem chamar à leitura, fazendo-nos temer pelo seu possível futuro. E têm traços característicos, distinguindo-se facilmente uns dos outros, ao que ajuda o facto de estarem bem construídas, através de diversas reações e pensamentos.

 

Para ser sincero, se não soubesse que existiam mais volumes da coleção (e não tivesse o seguinte para ler), pensaria que a coleção terminava aqui. Ao contrário dos volumes anteriores, tudo ficou esclarecido e sem pontas soltas, dando aquele toque de FIM, mesmo sem a palavra abaixo…

 

Enfim, aconselho a leitura a quem gosta do tipo de fantasia, mais sombria e numa vertente juvenil. Mesmo que algumas reflexões pudessem ter sido ligeiramente transmitidas de forma mais eficiente.

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "A Cidade de Vidro"

Olá

Data: 14/05/2017 | De: Felipe Cunha

Olá, tudo bom?
Eu ainda quero muito ler essa série, mas quero ter todos os livros antes, por enquanto tenho só o primeiro e último. Eu to acompanhando a série e to gostando, até agora. Adorei a resenha.
Até mais o/

Oi

Data: 14/05/2017 | De: Ivi

Eu desisti da série no primeiro livro porque a história não me conquistou como eu imaginava que conquistaria. Ainda penso em dar uma segunda chance, mas não por agora!!!

<< 1 | 2

Novo comentário