Resenha: "A Evasão"

22/02/2019 18:38

 

 

 

  Editora: Porto Editora

  Autor: Robert Muchamore

  Edição: 1

  Número de páginas: 276

 

 

 

Sobre o autor

Robert Muchamore nasceu em 1972, em Londres. Desde que escreveu “O Recruta”, em 2003, a sua popularidade e sucesso literário (especialmente entre os mais novos) cresceu. O último livro da CHERUB foi publicado em 2016.

 

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Eis que chega a hora de abrirmos as resenhas desta edição do “De Uma Ponta a Outra”! E o primeiro livro de "Hendersons Boys", “A Evasão”, dá-nos a conhecer a aventura em tempo de guerra que uniu os protagonistas desta coleção sobre as origens da CHERUB!

 

Estamos no verão de 1940. O exército alemão avança sobre Paris, preparado para invadir a capital. Nestas circunstâncias, milhões de franceses veem-se obrigados a fugirem para o exterior, deixando tudo para trás enquanto podem salvar as suas vidas dos ataques e bombardeamentos.

 

Marc foge do orfanato onde era maltratado, rumando, sozinho, para a capital… E os irmãos Rosie e Paul viajam com o pai para Inglaterra, procurando uma rota de fuga do país após serem atacados por soldados alemães. Soldados que procuravam informações secretas que os poderiam fazer vencer a guerra.

Mas como se juntam os três ao espião britânico, Henderson, o fundador da CHERUB? É isso que descobrimos neste livro…

 

 

Confesso que esperava já sentir um cheirinho a CHERUB, até porque Henderson só interfere na ação a umas cem páginas do final... Porém, tenho consciência de que as coisas devem ser feitas com calma. Um passinho de cada vez para a história fazer sentido e nos dar mais vontade de ler.

 

Seja como for, “A Evasão” traz-nos um sem-número de aventuras e cenas de ação, baseando-se nas viagens pela sobrevivência destes miúdos de cerca de dez anos. E, claro, não falta alguma estratégia de guerra, a qual nos relembra os planos de missão dos nossos querubins.

O melhor é que a leitura tem alguns detalhes para os fãs desta época histórica apreciarem, mas tão levemente apresentados que não fazem a mínima diferença a quem não tem conhecimento nenhum sobre ele.

 

E nada na leitura custa! Nada mesmo. A diversidade de cenas (e rapidez da narrativa) ajuda a que não queiramos pousar o livro nem por um instante. E, para isto, contribuem ainda as personagens, que, nem por serem apenas brevemente talhadas pelo autor, nos impedem de criar laços inocentes e fortes com a sua personalidade cativante e os seus erros humanos.

 

 

A escrita de Robert Muchamore mantém-se particular. Simples, com vocabulário compreensível, e um ritmo absolutamente descontraído e despretensioso. Certamente o mais indicado para a faixa etária que serve de alvo à coleção.

 

O único reparo que tenho a fazer, tendo ainda em conta as idades de destino (o que não impede NINGUÉM de fazer a leitura!), é que as cenas de sangue se tornaram, por vezes, mais arrepiantes do que o habitual, com pedaços de crânio a saltarem com um tiro e coisas desse género…

Enfim, nada que não apareça em jogos de consola.

 

Não posso deixar de terminar com o mais sincero apela à leitura desta coleção. Para quem não tem a certeza de se vai gostar (especialmente já não sendo adolescente), só tenho a dizer: leiam!! A sério, não se irão arrepender!

(Eu cá me lanço ao segundo volume… na certeza de encontrar o espírito de missão secreta da CHERUB! Sim, já li a sinopse… XD)

 

 

Boas leituras!! ;)

 

Oferta de:

Tópico: Resenha: "A Evasão"

blog

Data: 22/02/2019 | De: Joana darc

oi!
Adorei a resenha :D gostei da temática da historia é bem interessante.

<< 1 | 2

Novo comentário