Resenha: "Forças de Mercado"

15/04/2018 17:00

 

 

 

  Editora: Saída de Emergência

  Autor: Richard Morgan

  Edição: 1

  Número de páginas: 444

 

 

 

 

Sobre o autor

Nascido no Reino Unido, em 1965, Richard Morgan é um escritor de ficção científica e fantasia, com uma carreira literária iniciada com o bem-sucedido “Carbono Alterado”, que foi recentemente passado a série pela Netflix.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Como sabem (ou provavelmente já nem se lembram, como será de esperar…), eu recebi este livro já há MUUUITO tempo, mas ainda não tive oportunidade de ler e escrever uma opinião para vocês. Coisa que (rufar dos bombos!!) finalmente aconteceu.

 

Neste livro, tudo acontece em cerca de 2050, num mundo onde o capitalismo e o liberalismo são levados ao extremo. Numa realidade na qual a subida na hierarquia se faz mediante um combate mortal dentro de carros. O vencedor é o que mata, evitando a sua morte.

 

Neste contexto, Chris é admitido na conceituada Shorn, trabalhando em Investimentos em Conflitos, onde conheceu o novo grande amigo Mike Bryant. Mas o modo como ele leva a vida não agrada à sua esposa, Carla, o que leva a relação dos dois a deteriorar-se a olhos vistos, moendo e moendo até não sobrar quase nada.

Ah, e num mundo regido por estas regras (ou sua ausência), os inimigos terão muitos meios para o atacar…

 

 

Devo dizer que, ainda que me tenha desiludido com este livro, a verdade é que, a nível de criatividade, não tenho nada que apontar. E isto inclui o modo de funcionamento da sociedade, com diversos significados e ligações às teorias neoliberais e capitalistas. Quanto a isso, tudo OK.

 

O que falhou (para mim) foi mesmo a história. Em primeiro lugar, tenho de advertir-vos para o facto de o livro ser francamente lento. À exceção de algumas cenas mais ativas, as restantes são demasiado longas (e muitas vezes sem grande significado para a história). A dada altura, parecia que o autor se tinha perdido em “pequenas tramas” da personagem sem desenvolver nenhuma de forma conclusiva, esquecendo-se do foco principal.

 

As personagens são relativamente bem construídas. Mas a realidade é que não conseguem cativar. Apenas um ou dois o fazem (e apenas durante um curto período de tempo no livro, estragando a imagem depois, com ações egoístas ou sem sentido).

 

 

A escrita do autor é de cortes rápidos nos momentos mais intensos, mas consegue a fluidez e naturalidade dos diálogos, com as pausas também perfeitamente no devido lugar. A meu ver, foi o ponto mais alto do livro. Só achei escusada a quantidade infindável de palavrões em tudo o que é fala de personagem.

 

A parte física do livro é do meu agrado, com destaque para a capa (não está tão fixe??). Já o interior é de opinião mais ambígua… Capítulos curtos e com sentido, aberturas de capítulo bonitas. Mas com letras demasiado pequenas e que dificultam a leitura.

 

Para rematar, é uma leitura que certamente agradará aos que gostam do estilo, não se importando com a lentidão numa história que consegue fazer uma ponte bem interessante e inteligente entre o mundo criado e aquelas que são as teorias económicas da concorrência…

 

Boas leituras!! ;)

 

------------- PODEM COMPRAR O LIVRO AQUI OU AQUI ------------

 

Tópico: Resenha: "Forças de Mercado"

comentário

Data: 19/04/2018 | De: Vi Furrati

Não conhecia o autor.

Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! https://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

Resenha

Data: 19/04/2018 | De: Florescendo Livros

Olá
Que pena que você se decepcionou com o livro, essa premissa de ser em um tempo bem a frente do nosso me chama atenção, pois me permite imaginar como será . No fator de ter cenas lentas me desanimam pois acho que eu acabaria abandonando a leitura só por isso.
Quem sabe um dia eu de uma chance a essa leitura, porém não agora.
Beijos

Comentário

Data: 19/04/2018 | De: Fernanda Barroso

Olá!
Gostei bastante da sua resenha e da sua sinceridade, mas confesso que esse livro não chamou a minha atenção. O gênero não se encaixa muito nas minhas preferência e é uma pena que foi um pouco decepcionante pra você.
Abraços

Comentário

Data: 18/04/2018 | De: Karini

Tudo bem? Gostei da sua resenha, pois conseguiu me passar sua sinceridade e me fez entender melhor o que você tinha em mãos. Ainda não conhecia o livro antes de vir aqui. O tema me agrada, mas devido a esses pontos baixos certamente não irei ler.

Beijos

www.alempaginas.com

<< 1 | 2

Novo comentário