Resenha: "Gregor: A Primeira Profecia"

12/09/2017 20:29

 

 

 

  Editora: Editorial Presença

  Autor: Suzanne Collins

  Edição: 1

  Número de páginas: 256

 

 

 

 

Sobre a autora

Suzanne Marie Collins, nascida a 10 de agosto de  1962, é uma escritora e roteirista de ficção científica e literatura infantojuvenil americana, conhecida principalmente pela trilogia “The Hunger Games”.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Como já sabem, eu tenho imensa vontade de começar a ler esta coleção. E especialmente devido à autora, que escreveu a minha adorada trilogia “The Hunger Games”! Mas ambas as criações dispensam comparações…

 

Na verdade, o que encontrei neste livro foi bem diferente do que esperava. Primeiro, é-nos apresentado Gregor, um rapaz de onze anos que vive com a mãe, a avó senil e as irmãs mais novas, Lizzie e a pequena Boots, de dois anos.

 

Um dia, quando está a tomar conta delas, vai com Boots até à lavandaria, onde é sugado para dentro da conduta de ar, caindo num mundo cheio de aranhas, baratas e ratos enormes, assim como morcegos unidos aos humanos que lá vivem. É a Subterra.

 

 

Não podendo regressar de imediato, os subterrestres acolhem-nos na cidade de Regalia. Mas descobrem que Gregor pode ser o guerreiro que tanto esperam e que lhes trará a luz. E Gregor acredita que poderá encontrar o pai, desaparecido há mais de dois anos, pelo que aceita a perigosa aventura rumo à Terra Morta…

 

Antes de mais, tenho de dizer que, desde que iniciei a leitura, só descansei quando a terminei! Não é que os momentos de tensão sejam mais fortes do que  em “Os Jogos da Fome”, por exemplo, mas a verdade é que há qualquer coisa que me consegue cativar e manter o ritmo de leitura até à última página.

 

Suzanne Collins comprova a sua criatividade, conseguindo criar um mundo completamente distinto e que tem os seus traços próprios. Não é um livro muito complexo, mas cativou-me na sua simplicidade! Essa é que é essa!

 

A autora, talvez pelo contacto com os programas infantis, é capaz de criar cenas que me lembram perfeitamente alguns clipes de desenhos de animação. As cenas engraçadas são bem conseguidas (alegrando também o leitor mais velho), e as mais tristes ou sombrias conseguem ser mais leves, tirando a carga e profundidade. Senti-me enlevado até ao fim!

 

 

Algo que me chamou a atenção foram os apelos (in)diretos à igualdade e ao igual tratamento entre os diferentes povos, assim como a simplicidade com que os mais novos são capazes de agir sob estes princípios, de modo espontâneo.

 

A escrita é já chamativa (tendo em conta que este livro foi publicado bem antes de “Jogos da Fome”) e permite uma fluidez de leitura. No entanto, creio que existem um ou outro (raros) erros de revisão. Já a capa é maravilhosa, na minha opinião, igualmente simples e bela.

 

Finalmente, as personagens. Estas conseguem cativar. E até as que não aparecem em cena nos conseguem transmitir sentimentos e mensagens.

 

Bem, depois de uma entrada tão boa na coleção (cujo último volume foi publicado o mês passado pela Editorial Presença), espero mesmo vir a ler o seguinte em breve!! Aliás, todos os da coleção! Estou ansioso por saber o que acontecerá no segundo volume, e, claro, por me deixar levar por mais uma aventura de Gregor, o Sobreterrestre!!
 

Boas leituras!! ;)

 
 
Comprem o livro aqui.
 
 
Oferta de:

Tópico: Resenha: "Gregor: A Primeira Profecia"

comentando

Data: 13/09/2017 | De: Camila Mondaini

Achei a premissa bem interessante e não conhecia a autora ainda e nem a obra. Legal que ela foi bem criativa e tem uma narrativa fluida, mas eu no momento ando fugindo de fantasias, por isso não leria agora.

beijinhos!

Opinião

Data: 13/09/2017 | De: Morgana

Poxa que bacana essa história Diogo, mas para lhe falar a verdade não sou lá muito chegada a esse gênero ou aventura, mas sei que muita gente vai curtir.
Beijinhos

Comments

Data: 13/09/2017 | De: Helana

Realmente a autora é bem criativs, elaborou uma boa narrativa, mas eu não curto muito os livros dela.. Acho que não foram feitos pra mim

<< 1 | 2

Novo comentário