Resenha: "Venenos de Deus, Remédios do Diabo"

05/03/2017 17:20

 

 

 

  Editora: Porto Editora

  Autor: Mia Couto

  Edição: (2008)

  Número de páginas: 192

 

 

 

 

Sobre o autor

Filho de portugueses que emigraram para Moçambique em meados do século XX, Mia Couto já publicou diversos livros e foi reconhecido com inúmeros prémios, sendo o escritor moçambicano mais traduzido.

 

A obra

Olá a todos!! :)

 

Eu comecei esta leitura, com curiosidade em experimentar algo de Mia Couto, já que nunca experimentara ler nada dele. Infelizmente, não apreciei muito a leitura…

 

Mas, em primeiro lugar, conto-vos brevemente a história. Trata-se de Sidónio Rosa, um médico português que se apaixona e acaba por emigrar para uma aldeia moçambicana, na qual conhece Bartolomeu, que está perto da morte, e a esposa. São os pais da sua amada Deolinda.

 

Mas será tudo como pensa? Depressa percebemos que aquela família não é o que parece, e esconde vários segredos…

 

Bem, algo aqui não pode ser descartado: o autor escreve muito bem. Tem uma grande capacidade de passar a palavras sensações e pensamentos com habilidade linguística. E foi este o ponto que me conseguiu levar a classificar o livro com 3*.

 

Nada do resto me agradou um pouquinho que fosse… Umas coisas, simplesmente não gostei, outras odiei mesmo!

 

 

A história não foi original na sua base, as mentiras, histórias, passados, nada de especial. Uma ou outra expressão que se vai destacando, mas, de resto… Conseguiu algumas reviravoltas bem feitas, o outro ponto a favor.

 

As personagens não conseguem cativar, são más, mentirosas, fazem mal umas às outras, prejudicam, violam. Nem uma réstia de empatia ou afinidade…

 

É-nos apresentada uma perspetiva fria de Moçambique, dos lugares, das pessoas. Mesquinhas, nojentas, sem caráter.

 

Quanto à edição, está fantástica, tanto a capa como a diagramação. Só é pena que o interior não consiga acompanhar… :(

 

Boas leituras!! ;)

Tópico: Resenha: "Venenos de Deus, Remédios do Diabo"

Resenha

Data: 25/03/2017 | De: Luana

Olá!
Eu sempre quis conferir alguma obra da Mia Couto, mas agora tô com um pé atrás hahaha também não gosto de personagens que fazem mau aos outros sem nenhum resquício de empatia, acho que eu não daria nem 3 estrelas :/
Beijos,

Luana

Resenha...

Data: 18/03/2017 | De: Alice Teixeira

Oi oi Diogo,
Adorei a sua sinceridade com a obra. Não conhecia o livro, mas não gostaria de ler o livro. A sinopse é boa, mas o enredo é entediante pra mim.
Estou lendo tanta distopia romance e ficção que não pretendo ler outros gêneros.

Venenos de Deus, remédios do Diabo

Data: 17/03/2017 | De: Driely Meira

Oiee ^^
Eu ainda não li nada do Mia (antes achava que era uma mulher, por causa do nome...hehe'). Uma pena que a história tenha te decepcionado tanto, mas, se gostou da escrita do autor, acho que dá para arriscar ler outra obra dele, né? Vai que acaba gostando :)
MilkMilks ♥
https://shakedepalavras.blogspot.com.br

O livro

Data: 17/03/2017 | De: Dayhara

Que pena que a leitura não foi prazerosa para você, também nunca li nada de Mia e estava na minha lista de autores que Preciso ler, talvez deva dar uma segunda chance, certo?

Olá

Data: 14/03/2017 | De: Tamires Marins

Que pena que você teve tantas ressalvas. O Mia é bem populares por aqui, mas nunca li nada dele. Bom, pelo menos você achou que ele escreve bem né? De repente não foi o livro certo pra você, tente ler outro dele.

Beijos

Livro

Data: 14/03/2017 | De: Letícia

Olá!
Super sincera sua resenha. Parabéns.
Não me atraiu nenhum pouco essa narrativa com mentiras, pessoas más... Não gostei.

Resenha

Data: 13/03/2017 | De: Pollyanna Campos

Olá, tudo bom?
É um saco quando ficamos super curiosos para ler algo de um autor e acabamos extremamente decepcionados né? Uma pena que não tenha conseguido se identificar ou sentir empatia com os personagens e que o único ponto positivo é a qualidade de escrita do autor. Também pretendo ler algo dele e depois da sua resenha ficou claro por qual não começar! rs

Beijos!

Comentário

Data: 12/03/2017 | De: Maria Ferreira

Oi!
É uma pena que você não tenha gostado desse livro. Eu tenho muita curiosidade de lê-lo porque já li um livro desse mesmo autor e gostei muito. Foi o livro "Mulheres de cinzas".
A capa desse livro é realmente muito bonita.
Abraços.

Oi

Data: 12/03/2017 | De: Barbara

Até agora eu não tinha ouvido falar sobre o autor.
Gostei de o livro ser ambientado em Moçambique, mas é realmente muito ruim quando não conseguimos nos apegar aos personagens, estrega a leitura inteira.
Não sei se eu faria a leitura, pelo menos não no momento. Mas fiquei curiosa para conhecer as obras do autor.
Beijos.

resenha de livro

Data: 12/03/2017 | De: Elidiane - Leitura Entre Amigas

Oie! :)
Nunca li nada da autora, e não sei se tenho muita curiosidade. É muito ruim quando um livro não cativa a gente e principalmente quando não nos identificamos com nenhum personagem! Pelo menos a autora escreve bem.

Beijos!
Eli - Leitura Entre Amigas
https://www.leituraentreamigas.com.br/

1 | 2 >>

Novo comentário